terça-feira, 28 de maio de 2013

CULTO DOS HOMENS 2013

SERÁ REALIZADO NO DIA 29 DE JUNHO DE 2013 20:00HS NA IGREJA VERBO DA VIDA ARARUAMA.
      NOSSO CONVIDADO É O PASTOR THIAGO CARVALHO DO VERBO DA VIDA CAMPO GRANDE -RJ

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 
Salmos 1:1


sexta-feira, 24 de maio de 2013

NA PRÁTICA DO AMOR





“Se o boi ou a ovelha de um israelita se extraviar e você o vir, não ignore o fato, mas faça questão de levar o animal de volta ao dono. Se este não morar perto de você ou se você não conhecê-lo, leve o animal para casa e fique com ele até que seu compatriota venha procurá-lo e você possa devolvê-lo. Faça o mesmo com o jumento, com a capa e com qualquer coisa perdida que encontrar. Não ignore o fato. Se você vir o jumento ou o boi de um israelita caído no caminho, não o ignore. Ajude-o a pôr o animal em pé.” (Deuteronômio 22:1-4 NVI)


Esse texto não trata explicitamente de amor, mas trata de fazer o que é certo em consideração ao próximo. E isso, segundo Jesus, é amar, sabendo que o cumprimento da Lei é o amor. Os dois maiores mandamentos são: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. (Mateus 22:37-39 NVI)

AS OPORTUNIDADES DE AMAR FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO


Para os que vêem no amor apenas sua face romântica, o ato de recolher um animal perdido em casa não se parece nada com o amor das telas de cinema ou dos contos de fadas. Mas o amor não é um sentimento que, de tão nobre, deva ser guardado e reservado para ocasiões especiais ou para a pessoa certa. Amor é para o dia a dia, seja para um ato de heroísmo, romantismo ou para apenas devolver um boi perdido.


AS OPORTUNIDADES DE AMAR INTERFEREM EM NOSSOS PLANOS



Elas são inconvenientes, e isso fica claro quando o texto adverte: “Se... você o vir, não ignore o fato”. Ou seja, nesse caso, fazer o que é certo implica em que o sujeito deveria capturar o animal perdido, caso estivesse solto ou libertá-lo, caso estivesse preso numa vala, por exemplo. De um jeito ou de outro haverá uma boa dose de trabalho, desgaste e até cansaço. O amor faz a gente alterar nossa agenda, remarcar nossos compromissos e colocar o outro como nossa prioridade.


O AMOR IMPLICA SACRIFÍCIOS


“Não ignore o fato”, diz o texto. Se ao menos o objeto perdido fosse uma xuxinha de amarrar cabelo, tudo bem! Mas não, um boi ou um jumento dão muito, muito mais trabalho. Onde colocá-los? Como alimentá-los? E por quanto tempo? Melhor seria deixar de lado e simplesmente ignorar, certo? Pois é, razões para isso não faltariam. Afinal as oportunidades de amar são cheias de justificativas para não se amar. Não é minha responsabilidade, problema de quem não cuida de seu boi, não é minha culpa, tô fora, isso dá muito trabalho, isso pode me trazer problemas e não é minha obrigação. Não parece justo interromper meus afazeres para cuidar de alguém, mas é justamente a coisa certa a fazer. A verdade é que diante das oportunidades de amar, sabemos muito bem o que fazer, e escolhemos o que dá menos trabalho, o que não exige sacrifícios.




AS OPORTUNIDADES DE AMAR NÃO OFERECEM GARANTIA ALGUMA DE RECOMPENSAS


Como se não bastassem todas as dificuldades implicadas na prática de amar, há algo pior. Quem se dispõe ao trabalho de “devolver o boi” o faz sem pretensões compensatórias. O amor custa caro para quem oferece, e não custa nada para quem o recebe. É de graça, é da Graça. Talvez você questione: Então por que amar? Por que se sacrificar em função de alguém ou correr o risco de me machucar sem nada em troca? Simples, porque nós também temos nossos “bois perdidos”, nós também precisamos de alguém que se sensibilize e que dê meia-volta e recupere algo nosso. Quantas pessoas já recuperaram nossa auto-estima perdida, nossa fé e força perdidas? Quantas pessoas já curaram nossas feridas? Quantas pessoas já nos estenderam as mãos e nos tiraram de alguma vala? E isso nos leva a mais uma lição: “Fica mais fácil amar se todos amam juntos”.

Talvez você que esteja lendo essa mensagem tenha um “boi perdido”, esse boi pode ser seu casamento, seu ministério, seus sentimentos, seus filhos, não importa, eu quero te encorajar na certeza que alguém não irá ignorar o fato, o que é seu será achado e restituído meu irmão, não importa o tempo e quantas pessoas omitirem isso, mas haverá alguém que irá te amar.

Deus deseja que seu povo não se perca, por isso nossa vida deve ser um grande depósito de achados e perdidos, temos responsabilidade pelo bem um do outro. Devemos assumir a responsabilidade de devolver o “boi perdido”, mas também o respeito e o amor próprio perdidos, a pureza perdida, a esperança e a fé perdidas. Filhos perdidos aos pais, maridos perdidos às suas esposas e famílias, porque um dia fomos o “boi” e Deus nos achou, Ele não ignorou o fato.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Oração em línguas





Precisamos reconhecer a importância desta nova vida em Cristo Jesus, a vida abundante, a própria vida de Deus em nós. Mas, para desfrutarmos desta vida precisamos desenvolver a percepção espiritual.

Lembrando que somos um espírito, temos uma alma e habitamos num corpo como está escrito em I Ts 5.23.

O acesso as coisas do Reino de Deus sempre será pelo espírito, (João 6.63), ou seja de dentro para fora. Portanto devemos estar atento as ferramentas que nos levam as coisas espirituais, e uma das mais importantes é a oração em línguas.

“O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja”. I Coríntios 14.4 

A palavra Grega traduzida como “edificar” é “oikodomeo”, que também significa construir, e isto nos traz a ideia de que quando estamos orando em outras línguas começamos pelos fundamentos criando uma estrutura onde vamos entender as coisas espirituais e assim sendo seremos edificados, fortalecidos e encorajados no homem interior.

O propósito desta oração em outras línguas não é entendido pelo nosso intelecto, porque nesta oração nós não dirigimos nem estamos no controle, mas sim o Espírito de Deus no nosso espírito nos conduzindo.

Muitas vezes, “não saberemos orar como convém e o Espírito Santo é que nos guia a toda Verdade”. (Romanos 8.26)

Oração em línguas é um dom de revelação, através desta oração receberemos grandes revelações da Palavra de Deus e Seus propósitos para nossa vida.

A oração em línguas ativa o poder de Deus que habita em nós, refreia o medo e edifica a sua fé.

“Vós, porém, amados, edificando- vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo” (Judas 1:20)

O apóstolo Paulo fala da importância de orar em outras línguas, ao ponto de dizer que, o que complementa a vida de oração é a oração com o entendimento na nossa língua materna, mas a oração em línguas é a oração mais importante, confira isto nos versículos abaixo.
“Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente”.  (I Coríntios 14:14-15)

Este também está relacionado a um complemento a cereja em cima do bolo, com certeza o bolo é mais importante.

“Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós”.  (I Coríntios 14:18)

Pessoas dizem que não gostam de orar o que não entende, mas o fato de não entender prova que vem de Deus, do Espírito Santo que concede as línguas.

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.  (Atos 2.4)

Com certeza quando você não era nascido de Deus, você nunca desejou orar em outras línguas, isto faz parte da nova vida de Deus em você.


Humberto Albuquerque
Pastor da IEVV Zona Norte Recife

Graça libertadora



Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Romanos 6:1

Não vos sobreveio tentação que fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que possais suportar. 1 Coríntios 10:13

Graças a Deus! Fomos salvos pela graça e continuamos sendo salvos e protegidos por ela todos os dias. Quando nos humilhamos a Deus e a sua palavra, recebemos da sua graça salvadora e protetora. Se humilhar, não significa dizer-se humilde. Mas, reconhecer com santo temor a presença de Deus em nós e obedecermos a sua palavra. Quando alguém coloca a sua suficiência, inteligência, experiência, acima da palavra e do temor a Deus, cai na soberba, e se torna uma presa fácil para o diabo e o pecado.

Muitos cristãos acham que, por que estão na graça, podem viver de qualquer maneira. “Se pecar, Deus perdoa. Ele é amor!” dizem por aí. Já outros dizem que “confessar pecado, não é mais necessário”. Afinal de contas, “onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus”. É triste ver a cada dia satanás “inventando modas” para que os filhos de Deus vivam cada vez mais “livres”, ou será em “libertinagem?”.

Assisti no youtube esses dias, um testemunho de um jovem, que faz parte de uma “Igreja” onde o seu líder se chama “Jesus Homem” e que o 666 é o número da prosperidade divina. O jovem dizia no testemunho “Eu vivo na graça de Deus! Eu não vivo em condenação. Deus não que saber o que eu faço com o meu corpo, e sim com o meu coração”. Esse jovem “cristão” se diz homossexual assumido. Eu te pergunto, isso é graça de Deus? Se prostituir sem condenação, mentir sem condenação, viver no pecado sem condenação, etc.? Não! Paulo diz: “Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” (Rm 6:1b).

A graça de Deus não é uma licença para pecar, ela é o poder de Deus para nos ajudar a fugir do pecado.

Você sabe o que é a Graça de Deus? A Graça de Deus nos libertou da lei de Moisés e nos colocou debaixo da lei de Cristo Jesus (1Co 9:21), na lei da liberdade, lei do amor, lei do espírito de vida!  Romanos 8:1 RC diz “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, Que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”. A graça é a capacitação divina para nos manter vitoriosos sobre o diabo e o pecado.

A graça nos faz dominadores do diabo e da carne, o pecado não tem domínio sobre nós, pois maior é o que está em nós! A graça de Deus é a força do todo poderoso operando em seu espírito, ela é multiplicada pelo pleno conhecimento da verdade. Em tempo de grande pressão na vida de Paulo Deus lhe disse: “A minha graça te basta!”. Graça é tudo que Deus é, tudo que Deus tem e tudo que Deus pode fluindo na sua vida. A graça flui na verdade, quando você anda na verdade, você vive a graça.

Não vamos usar a dispensação da graça de Deus como desculpa para viver pecando. Até porque não somos mais pecadores, e sim, justiça de Deus em Cristo Jesus, não é?


 Eliezer Rodrigues

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Seja sábio contra o inimigo




Sede sóbrios (bem equilibrados) e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; (1 Pedro 5.8)

Satanás não pode devorar simplesmente quem ele quer. Ele tem de encontrar alguém que lhe dê abertura para isso. Uma das formas de darmos brecha para sermos destruídos é pelo desequilíbrio em nossa vida. Um bom exemplo: se comemos de forma imprópria ou desequilibrada durante um longo período, abrimos a porta para o inimigo trazer enfermidades e destruição em nossa vida.
Muitas vezes, quando as pessoas estão se recuperando de enfermidades seguem uma dieta restrita que traz o equilíbrio de volta a seus hábitos alimentares. Encontre equilíbrio em tudo o que faz e mantenha o inimigo do lado de fora.


Fale de Deus por onde for




Acaso, não sabeis que o vosso corpo é (o próprio) santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes [como um dom] da parte de Deus? (1 Coríntios 6.19)

O anjo do Senhor disse a Moisés: “Tira a sandália dos teus pés, pois a terra em que você está pisando é santa” (veja Êxodo 3.5). A terra é santa porque Aquele que é Santo está ali. Agora, por meio da fé em Jesus, você é o templo do Espírito Santo. Onde quer que vá, o lugar torna-se santo porque aquele que é santo habita em você.
Deus não está num edifício onde você pode visitá-lo somente no domingo pela manhã. Ele está com você onde quer que for. Você pode falar com Ele enquanto limpa sua casa ou troca o óleo do carro. Quando você deixa Deus se envolver em cada aspecto de sua vida, cada dia se torna empolgante.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

DIA DAS MÃES - MAIO DE 2013

NO NO DIA 12 DE MAIO O VERBO DA VIDA DE ARARUAMA, HOMENAGEOU AS MÃES COM MUITO CARINHO E AMOR.
AS CRIANÇAS CANTARAM A MUSICA "AOS OLHOS DOS PAI". FOI EMOCIONANTE!! 
MÃES CHORANDO AOS VER OS FILHOS E FILHOS CHORANDO AO CANTAR PARA AS MAMÃES.
DEPOIS CADA FILHO FOI AO ENCONTRO DE SUAS MÃES, PARA A ENTREGA DOS PRESENTES.

PARABÉNS A TODAS AS MAMÃES!!










































SANTA CEIA DO SENHOR - MAIO

No culto de Santa Ceia e do dia das Mães, deste Domingo (12/05/2013),  fomos edificados pela Palavra ministrada pelo Pr Carlos.