sábado, 13 de abril de 2013

Instruindo seus filhos nos caminhos de Deus





A casa não é apenas um lugar onde uma família vive, mas é também um centro de formação, com os pais como os professores primários. Se você não ensinar a seus filhos sobre Deus e seu sistema de valores, muito provavelmente eles não vão segui-lo e Seus caminhos. Mas antes de qualquer instrução eficaz pode ser dada, uma relação sólida deve ser desenvolvido entre você e seus filhos.

Para compreender as intenções de Deus para a família, é preciso primeiro voltar para o livro dos começos.

Gênesis 1:26-28 (NVI)

26 Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e domine ele sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que mover ao longo do chão.

27 E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou.

28 Deus os abençoou e lhes disse: "Sede fecundos e multiplicai, enchei a terra e sujeitai-a. . . . "

No plano de Deus para a família, Ele criou o homem ea mulher e disse-lhes para "ser fecunda." Em outras palavras, Ele queria que eles têm filhos e estabelecer uma família.

Família é importante para Deus. Na verdade, Ele instituiu e estabeleceu a família antes de Ele estabeleceu governo. E antes que Ele estabeleceu a Igreja, Deus estabeleceu a casa.

No início, a casa era onde as pessoas foram treinados para andar com Deus. Eu acredito que Deus olha para a casa como um "centro de treinamento." É um lugar onde os pais devem educar os filhos nos caminhos do Senhor.

Abraão, o patriarca da nação judaica, é um exemplo de um pai piedoso que treinou seus filhos nos caminhos do Senhor. Na verdade, Deus fez uma aliança com Abraão, em parte, porque Deus sabia que Abraão iria "ordenar a seus filhos ea sua casa depois dele, para que [seria] manter os caminhos do Senhor. . . "(Gn 18:19).

Mais tarde, no Monte Sinai, Deus instruiu os israelitas sobre como manter seus caminhos;

DEUTERONÔMIO 6:6-7 (NVI)

6 Estes mandamentos que hoje te estarão no seu coração.

7 persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

De acordo com esta passagem, se queremos manter os caminhos de Deus, devemos impressionar os mandamentos de Deus em nossos corações e nos corações de nossos filhos. Como podemos fazer isso? O versículo 7 diz que estamos a falar sobre os mandamentos de Deus ao longo de nossa vida cotidiana.

A Bíblia é livro de Deus para o Seu sistema de valores. Nele, aprendemos tudo o que há sobre a vida, a piedade, e caráter (2 Pedro 1:3). Ela nos mostra como viver uma vida feliz, mais abundante (João 10:10).

Ao contrário do que alguns pais acreditam, não é responsabilidade da igreja local para construir o caráter de seus filhos ou para formar os filhos para as coisas de Deus. Cada pai tem a responsabilidade de ensinar o seu e os seus próprios filhos, eo treinamento primário ocorre em casa.

Deus nos quer impressionar seus caminhos em nossas crianças. Como podemos fazer isso? Mais uma vez, ao conversar com nossos filhos sobre Deus, quando estamos em casa e quando caminhar ao longo da estrada. (Em vernáculo de hoje, poderíamos dizer "quando estamos dirigindo o carro.") Estamos também a falar com nossos filhos sobre Deus quando acorda e quando vai dormir. Em outras palavras, estamos a falar a nossos filhos a respeito de Deus o tempo todo.

Alguns pais só reservar um curto período de tempo cada dia para dar aos filhos uma lição da Bíblia, geralmente um devocional curto antes de deitar. Mas de acordo com Deuteronômio 6:6-7, Deus nos quer aproveitar todas as oportunidades ao longo do dia para instruir nossos filhos nos caminhos do Senhor.

Instrução é feito principalmente de duas formas: 1) Por que você diz, e 2) Por que você faz.

As crianças são produto de seu meio ambiente. Eles vão fazer o que eles vêem que você está fazendo, apesar de o que você diz a eles. Por isso, quero dizer, se você diz uma coisa, mas fazer outra coisa, eles vão seguir suas ações, não suas palavras.

Por exemplo, se seus filhos estão gritando um com o outro e dizer-lhes para se sentar e falar as coisas, não vai acatar as suas instruções se tiverem observado de forma consistente você e seu cônjuge a gritar um com o outro, em vez de falar com calma. Se os pais resolver um assunto por um assalto para fora da casa eo outro se retirar para o quarto em lágrimas, esta é a forma como os seus filhos vão resolver o conflito.

Infelizmente, muitos pais ensinam pela filosofia: "Faça o que eu digo, mas não o que faço." Esta filosofia envia as crianças mensagens contraditórias. O seguinte poema de Dorothy Law Nolte precisão ilustra como as crianças aprendem:

Se as crianças vivem com críticas, aprendem a condenar. 
Se as crianças vivem com hostilidade, aprendem a lutar. 
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser apreensivo. 
Se as crianças vivem com pena, aprendem a sentir pena de si mesmos. 
Se as crianças vivem com o ridículo, aprendem a sentir tímido. 
Se as crianças vivem com inveja, aprendem a sentir inveja. 
Se as crianças vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa. 
Se as crianças vivem com encorajamento, aprendem a confiança. 
Se as crianças vivem com tolerância, eles aprender a ter paciência. 
Se as crianças vivem com elogios, aprendem apreciação. 
Se as crianças vivem com aceitação, aprendem a amar. 
Se as crianças vivem com aprovação, aprendem a gostar de si mesmas. 
Se as crianças vivem com reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo. 
Se as crianças vivem com partilha, aprendem generosidade. 
Se as crianças vivem com honestidade, aprendem a veracidade. 
Se as crianças vivem com justiça, aprendem justiça. 
Se as crianças vivem com amabilidade e consideração, aprendem o respeito. 
Se as crianças vivem com segurança , eles aprendem a ter fé em si mesmos e nos sobre eles. 
Se as crianças vivem com amizade, aprendem que o mundo é um lugar agradável para se viver.

Crescendo, eu aprendi pelos exemplos diários que vi em meus pais e avós. Antes de falecer, meu avô, Papa Rooker, costumava dizer-me: "Você é tão bom quanto sua palavra. Se a sua palavra não é bom, você é um canalha. "Ele passou a dizer:" Se eu dar a um homem a minha palavra e um aperto de mão com ele, eu vou fazer o que eu disse, mesmo que isso me custe dinheiro da minha bolso. "

Papa Rooker era um homem de integridade, e ele ensinou integridade aos seus filhos e aos seus netos, não só com suas palavras, mas também com suas ações. Meu pai viveu desta forma também. Eu não só ouvi o meu avô e meu pai me instruir sobre integridade, mas também vi-os acompanhar, através de sua palavra. E, como resultado, eu sou assim também. Se eu dou a minha palavra em algo, você pode contar com ele sendo feito.

Um exemplo vivo é a melhor maneira de ensinar os princípios piedosos e passá-las de geração para geração. Infelizmente, na América hoje, estamos muito carentes de caráter e integridade. E isto porque os princípios piedosos não estão sendo ensinados em casa.

Quando você não incutir valores e princípios de Deus em sua casa, seus filhos vão cair sob a influência do que ouvem no rádio, o que vêem na televisão, eo que lêem em revistas. Em vez de ser influenciado por você, seus filhos serão influenciados pelos amigos e pelo sistema de valores do mundo.

Ensinar seus filhos começa em uma idade precoce. E isso começa pela primeira a desenvolver um relacionamento com eles. Relacionamentos são desenvolvidos por passar o tempo com seus filhos. A forte relação é construída por você estar interessados ​​em que seus filhos estão interessado em E você não pode esperar até que seus filhos são mais velhos para começar a desenvolver um relacionamento. Você deve iniciar o momento de levá-los para casa do hospital.

Quando seus filhos são uma prioridade em sua vida e você faz tempo para eles e deixá-los saber o quanto você ama e aprecia-los, você será capaz de falar com eles sobre qualquer coisa. Então, quando chega a hora de você para discipliná-los ou conduzi-los em uma direção divina, eles estarão mais inclinados a ouvir o que você tem a dizer, em vez de rebelar-se contra o seu conselho e correção. Mas se você estabelecer um conjunto de regras em sua casa sem primeiro a desenvolver um relacionamento com seus filhos, seus filhos vão se rebelar em vez de seguir após os caminhos de Deus.

Relacionamento é a melhor base para a instrução. Sem ele, a sua casa é realmente apenas uma casa onde as pessoas diferentes vivem. Mas, com relação, você pode influenciar seus filhos e também os seus filhos e os filhos de seus filhos. Como Abraão, você terá que geração após geração de descendentes que andam nos caminhos de Deus.

Kenneth W. Hagin

Nenhum comentário:

Postar um comentário